Top Ad unit 728 × 90

A Arte Produtiva Do Pensamento Positivo

A Arte Produtiva Do Pensamento Positivo
Um equívoco comum que eu ouço repetidas vezes é que o pensamento positivo depende da capacidade de "enganar a mente" para acreditar que algo é melhor do que realmente é. Para aqueles que sustentam esta crença, o pensamento positivo pode parecer um monte de besteira. Afinal, quem quer perder tempo com lavagem cerebral auto induzida?

Se o pensamento positivo não fosse nada mais do que uma estratégia para enganar a mim mesmo, eu não me incomodaria. Mas é muito mais. Então eu quero compartilhar alguns fatos sobre o valor de orientar seus pensamentos deliberadamente, e a melhor maneira de fazê-lo com sucesso.

O Pensamento Positivo Tem A Ver Com O Que?

O pensamento positivo significa escolher os pensamentos que nos faz sentir bem, em vez de permitir que os elementos externos controlem o calibre dos nossos pensamentos.

Se trata de escolher olhar para as experiências da vida de uma perspectiva agradável e utilizar nossa capacidade para aproveitar o melhor em qualquer circunstância.

O Que O Pensamento Positivo Não É

A lavagem cerebral é definida como "uma doutrinação forçada para induzir alguém a desistir de crenças e atitudes políticas, sociais ou religiosas básicas e aceitar ideias contrastando arregimentadas"
Ao contrário da lavagem cerebral, o pensamento positivo nunca deve fazer você se sentir como se estivesse sendo forçado a acreditar em mentiras ou a desistir de ideias que são importantes para você. A finalidade do pensamento positivo não é distraí-lo da verdade, mas centrar a sua atenção em verdades bonitas que você pode muitas vezes tomar por concedido.

Como Aplicar Efetivamente O Pensamento Positivo

Nossas vidas são preenchidas com uma variedade de experiências, circunstâncias, pessoas e coisas. Algumas desencadeiam pensamentos e sentimentos agradáveis dentro de nós enquanto outros desencadeiam uma espiral de negatividade.

Você pode estar se perguntando como o pensamento positivo pode ser implementada quando confrontados com algo que é inegavelmente negativo. Há duas opções básicas: o foco em outro lugar ou focar de forma diferente.

1. Focar Em Outro Lugar Quando Você Puder

Focar em outro lugar significa que você deve tirar a sua atenção do assunto preocupante para algo que você se sente melhor. Há momentos em que isso é claramente a melhor escolha. Aqui está um exemplo:

Você está com um grupo de pessoas que estão discutindo temas quentes políticos. A discussão fica extremamente aquecida quando todos defendem seus pontos de vista sobre o aborto, saúde, religião nas escolas, o casamento entre homossexuais, e até mesmo o impeachment da Dilma.

A tensão fica alta e as palavras ficam pesadas. Você começa a ficar extremamente irritado e frustrado com alguns dos comentários ultrajantes, ataques pessoais, pontos de vista sem sentido e humilhações.

Em tal situação, você poderá simplesmente decidir não ser parte da conversação. Claro, outros podem se ofender ou reagir negativamente se você se afastar. E daí! O que é mais importante? Fazer o que os outros pensam que deveria ou fazer o que você sabe que é melhor para você?

Em poucas palavras: Se você não pode mudar o assunto da discussão, basta sair da sala e encontrar outra coisa para fazer. A sua atenção as diferenças políticas não devem mudar a mente da outra pessoa. Então, por que se preocupar com algo desnecessariamente angustiante quando você pode colocar o seu foco e energia em outro lugar?

2. Focar De Forma Diferente Quando Você Não Pode Escapar Da Situação

Embora nem sempre é possível evitar uma experiência desagradável, podemos decidir trazer a nossa consciência um aspecto diferente do mesmo. Em outras palavras, podemos nos concentrar de forma diferente.

Você não tem de se concentrar nas nuvens só porque é um dia chuvoso. Você pode se concentrar em como o tempo estava ontem ou no dia de seu casamento ou em algum outro momento em que você sentiu que foi ideal. Você pode até mesmo se concentrar sobre os benefícios da chuva e todos os fins a que ela serve. As flores, a grama e as árvores são certamente o prazer de ter a sede saciada.

Se você perder a sua audição, você pode desperdiçar sua vida se sentindo triste sobre os sons que você está perdendo. Ou você pode comemorar o estado elevado de seus outros sentidos. Você pode apreciar e seguir os passos de Ludwig Beethoven, Marlee Matlin, Thomas Edison, Helen Keller e outras pessoas famosas com deficiência auditiva que alcançaram grande sucesso porque não deixaram suas deficiências frustrar as suas perspectivas sobre as possibilidades que estavam à sua frente. Nem pensamentos positivos ou negativos espontaneamente restaura a sua audição, mas um tipo de pensamento leva a uma vida saudável, enquanto o outro fomenta a miséria sem fim.

Um Exemplo Do Mundo Real Do Pensamento Positivo

O pensamento positivo é mais eficaz quando você escolhe pensamentos que sua mente facilmente aceita como razoável. A perda auditiva é um pouco extremo, então, que tal um exemplo mais prático para usar o pensamento positivo na vida cotidiana?

Vamos dizer que seu carro quebra. É pouco provável que qualquer pensamento mudará o facto de que o carro não está funcionando. Então, você poderia tentar imaginar que ele está funcionando perfeitamente, não seria uma prática muito produtiva a menos que você tenha poderes mágicos.

Então, quando você colocar a chave na ignição e perceber que o carro não vai funcionar, você pode ficar com raiva, ansioso e triste enquanto você se concentra em como é terrível que seu carro está quebrado. Você pode reclamar sobre o dinheiro que vai custar, o tempo que levará, a inconveniência que irá causar. Você pode ficar assim até que você tenha stress suficiente para elevar a pressão arterial ao nível do acidente vascular cerebral. Nenhum desses pensamentos vai mudar a situação, mas eles vão garantir que você se sentirá horrível.

Por outro lado, você pode optar por pensar em um mecânico qualificado (excelente e barato), que irá colocá-lo de volta na estrada. Você pode pensar em quão confiável o carro ficará, os jogos que você pode jogar em seu telefone celular enquanto você espera um caminhão de reboque, ou a camisa engraçada que o senhor está usando no carro ao seu lado. Nada disso muda o fato de que o carro não está funcionando, mas pelo menos você está escolhendo pensar de uma forma que é susceptível de atrair uma oportunidade inesperada ao invés de um infarto.

Conclusão

Como você viu, o pensamento positivo não se trata de enganar a si mesmo. Trata-se de mudar a sua perspectiva para um lado diferente da realidade. Como um crente ávido na lei da atração, eu aplico o pensamento positivo em quase tudo. Repare que eu disse quase, porque eu tenho os momentos difíceis como todos os outros.

E você? Quando você se depara com algo perturbador, você encontra conforto na condução seus pensamentos para uma perspectiva mais positiva? Se não, por que não?
A Arte Produtiva Do Pensamento Positivo Reviewed by Unknown on 3/23/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Segredo da Lei da Atração © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.